A capital paulista conta com 105 parques municipais urbanos. Para diagnosticar as condições desses espaços públicos e garantir que moradores e visitantes possam desfrutá-los plenamente, o TCMSP realizou, entre 21 e 28 de maio do ano passado, uma ação ordenada em 22 parques urbanos e 4 parques lineares.
Os auditores avaliaram uma série de critérios. E para fortalecer esse trabalho, a auditoria contou com a contribuição do Observatório de Políticas Públicas do TCMSP em parceria com especialistas da Uninove.
O relatório da auditoria apontou que a maioria dos parques visitados oferece atividades físicas regularmente e programação cultural, ainda que esporádica. Em mais de 60% dos espaços, os auditores perceberam o canto de pássaros, um indicativo do isolamento sonoro em relação ao ruído urbano. Além disso, boas práticas ambientais foram identificadas em 61,5% dos parques, demonstrando esforços em sustentabilidade e educação ambiental.
Por outro lado, a maioria dos parques não possuía condições adequadas de acessibilidade. Metade apresentava problemas de conservação nos sanitários. Em 30,8% dos casos, havia lixo acumulado, entulho ou outros resíduos. Além disso, 53,8% não dispunham de placas de orientação aos usuários e 84,6% não contavam com kits de primeiros socorros.
Diante dessas constatações, o TCMSP questionou a Secretaria do Verde e Meio Ambiente e, após obter respostas, emitiu um relatório conclusivo. O Tribunal de Contas do Município de São Paulo segue comprometido com a boa gestão dos recursos públicos e com a construção de uma cidade mais verde!
Confira o relatório final e o fotográfico da auditoria.