Conferência internacional recebe trabalho de pós-graduandos da Escola de Contas do TCM Notícias

13/12/2018 11:30

Entre os dias 10 e 13 de julho, na cidade de Amsterdam, na Holanda, quatro alunos do curso de pós-graduação da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município (TCM) apresentaram o projeto de pesquisa referente ao Trabalho de Conclusão de Curso durante a 13ª conferência da Sociedade Internacional dos Pesquisadores do Terceiro Setor (ISTR - International Society for Third-Sector Research). Os alunos são Daniel dos Santos; Gleyson Oliveira; Maria Luisa Ozkalustyan; e Rosane Segantin Keppke, do curso de especialização “lato sensu” em gestão e controle externo das contas públicas. O tema do projeto de pesquisa do TCC tratou do “Controle social de obras públicas: diretrizes para a elaboração de um aplicativo”.

O tema-base da 13ª edição da conferência foi “Democracia e Legitimidade: o papel do terceiro setor em um mundo globalizado”. A periodicidade do evento é bienal e contou com pesquisadores de 58 países neste ano, na Holanda. Fundada em 1992, a ISTR tem a missão de promover o desenvolvimento da pesquisa e educação de alta qualidade internacionalmente em áreas referentes ao terceiro setor (formado por associações e entidades sem fins lucrativos).

Entre os alunos do curso de pós-graduação está Daniel dos Santos, auditor atuando na Coordenadoria V do TCM. Outro que atua como auditor é Gleyson Oliveira, trabalhando na Controladoria de Londrina, no Paraná. Ele destacou a relevância da pós-graduação em relação à sua formação: “Deu uma visão muito grande para o meu trabalho atual, como contabilidade, direito e controle interno. O tempo de aprendizado é rápido para o trabalho e extremamente aderente para a função de gestão de contas públicas”. Gleyson Oliveira ainda comentou sobre uma construção de pesquisa para aplicação em seu trabalho: “a Conferência discutiu modelos sobre a previsão de eficiência de como fazer uma coisa já direcionada antes de dar algum problema; esse é um estudo que pegamos dos pesquisadores já tentando adaptar para nossa realidade. Houve um ganho muito grande de troca de experiências, que a gente ofereceu e recebeu nesse Congresso internacional”.

Já a economista e contadora pelo Estado de São Paulo, Maria Luisa Ozkalustyan relatou os planos para o futuro em relação ao artigo apresentado: “Foi um trabalho que dá margem para várias teses. A parte de controle externo gera uma série de artigos, sobre como controlar uma obra pública, que foi tirada da experiência aqui do TCM, bem como a teoria do controle social, a parte de e-cidadania, cidadania hoje com dos meios digitais, entre outros temas. A meta agora é fazer pelo menos um artigo que seja aceito em uma publicação reconhecida”.

Além disso, economista Maria Luisa mencionou a plataforma IRIS, dizendo que “o TCM deu um grande passo para facilitar a disponibilização didática desses dados que foi o IRIS, a plataforma chega muito mais próximo do cidadão”. A afirmação teve como base a experiência registrada por ela durante um curso de uma semana sobre low competition, que é questão de legislação na Europa. “Foi uma experiência bem enriquecedora, mostrou o quanto eles estão avançados e ao mesmo tempo o quanto a gente está evoluindo”, avaliou ela.

A última aluna de pós-graduação a se manifestar foi a arquiteta e urbanista Rosane Segantin Keppke, que é coordenadora de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Regional na Prefeitura do Município de São Paulo. Ela comentou sobre a qualidade do curso realizado na Escola de Contas do TCM, além da relação prática oferecida: “Achei o curso do TCM muito mais aderente com as nossas práticas administrativas dentro da Prefeitura. O curso tem infraestrutura de ponta, alto nível, e muito aplicado”, finalizou a arquiteta e urbanista.

O Trabalho de Conclusão de Curso de especialização “lato sensu” em gestão e controle externo das contas públicas, da Escola de Contas do TCM, foi finalizado no segundo semestre de 2017 e teve sua segunda defesa da banca realizada no mês de março de 2018.

 

Clique aqui para ler o TCC: “Controle social de obras públicas: Diretrizes para a elaboração de um aplicativo”.

Clique aqui para saber mais sobre o ISTR.

Clique aqui para saber mais sobre a 13ª edição da Conferência Internacional.